Você conhece o Wikimapa?

Essa semana tive a oportunidade de entrevistar o pessoal do Programa Rede Jovem que desenvolveu o Wikimapa. Como todos sabem, nós estamos na era da colaboratividade e o projeto Wikimapa é baseado justamente nesse princípio: colaborar no mapeamento de diversos locais com ajuda e incentivo dos jovens.
Nessa entrevista, o pessoal do Projeto fala com detalhes sobre Wikimapa.
Entrevista: tudo sobre Wikimapas
Como surgiu a idéia de desenvolver o Wikimapa?
O projeto nasceu da percepção da necessidade de interação de moradores de comunidades de baixa renda com as ferramentas virtuais, frente às impossibilidades e barreiras técnicas impostas por elas, que reforçam a exclusão desse segmento da sociedade, aliada ao desenvolvimento crescente das novas tecnologias, em especial as tecnologias móveis e aumento do uso de ferramentas: wiki, web 2.0 e, da já suscitada pela comunidade virtual, web 3.0.
O Programa Rede Jovem busca, com o mapeamento dessas comunidades, inserir a população de baixa renda nessa nova lógica colaborativa de produção virtual e móvel que permeia as relações sociais, tendo como principal ferramenta, os mapas virtuais interativos, os quais não oferecem, até então, informações sobre essas áreas, limitando o uso de tais ferramentas por uma considerável parcela da população brasileira.
Quanto tempo levou até o Wikimapa ficar pronto?
As ferramentas Wikimapa (site Wikimapa, aplicativo móvel e site móvel) ficaram prontas em 4 meses.
Por que o Google Maps?
Optamos por utilizar a base de dados do Google Maps, em vez de criar um novo mapa virtual, por ser a ferramenta mais conhecida, mais utilizada e mais completa frente às necessidades do projeto. Tivemos alguns problemas técnicos, pois muitas ruas informais, não registradas na prefeitura, não estão mapeadas em nenhum serviço de pesquisa e visualização de mapas na internet, o que aumenta ainda mais o sentimento de exclusão de moradores dessas comunidades que, ao acessar essas ferramentas, não se enxergam no mapa, não encontram sua referência, aumentando a sensação de exclusão e de marginalidade, no sentido de estarem às margens da sociedade. São excluídos socialmente no mundo real e essa exclusão se estende ao mundo virtual a partir do uso dessas ferramentas.
Como forma de reduzir essa exclusão e possibilitar o mapeamento de ativos pelo site Wikimapa, o Programa Rede Jovem desenvolveu o aplicativo móvel Wikimapa que – além de possibilitar o mapeamento de ativos por meio do uso do GPS, referenciando a localização exata do mesmo – permite o mapeamento geográfico de ruas nunca antes mapeadas pelos serviços de mapas virtuais. O download do aplicativo pode ser realizado gratuitamente pelo site do projeto e utilizado para mapear ativos em qualquer lugar do país e do mundo.
Por que mapear as principais Comunidades do Rio de Janeiro?
O foco do projeto é o mapeamento de ativos (locais de interesse público) de comunidades de baixa renda, no entanto, ele não se limita a essas localidades. A intenção do projeto Wikimapa é desmistificar a favela, conhecida pela opinião pública como centros de violência e marginalidade, mostrando a riqueza histórica, cultural e a vida cotidiana nessas comunidades, reduzindo abismos sociais e quebrando fronteiras sociais e culturais.

O wikimapa vai de encontro à lógica separatista que vem sendo sugerida por mapas da violência produzidos por diferentes setores da sociedade – que ressaltam somente o aspecto violento de comunidades de baixa renda, aumentando as distâncias sociais . Além disso, integra “morro e asfalto”, “os dois lados da ponte” ou qualquer que seja a expressão que determine essa fronteira social, a partir do uso de uma mesma ferramenta por diferentes classes sociais, permitindo a troca de informações e ampliação do conhecimento geográfico e cultural em todo território nacional.
Existe alguma pré-seleção dos jovens que queiram participar desse projeto?
Como forma de estimular o mapeamento de ruas e ativos nas comunidades de baixa renda durante o projeto-piloto, o Programa Rede Jovem realiza uma gincana entre jovens do último ano do ensino médio, moradores de favelas cariocas. São cinco jovens participantes, denominados wiki-repórteres que, munidos com um celular do modelo Nokia N95, têm como missão mapear ruas e lugares interessantes existentes nessas localidades.
Com um telefone celular na mão e a comunidade ao seu redor, esses cinco jovens participarão, por 6 meses, da gincana promovida pela Rede Jovem, que premiará com uma bolsa de estudos para o curso de comunicação, em uma universidade privada, aquele(a) que inserir mais e melhores informações locais no Wikimapa.
Além dos wiki-repórteres, todos, independentemente de localização ou faixa etária, são convidados a participar do Wikimapa, colaborando com o mapeando de novos locais ou editando informações inseridas no mapa, seja qual for sua vizinhança.
Dandara Couto Rodrigues – Juliane da Silva Pereira – Mayara de Farias Xavier
Wiki-Repórteres
Conte um pouco sobre a importância da parceria com o Rede Jovem e a Oi Futuro.
O projeto Wikimapa foi um dos vencedores do prêmio Novos Brasis 2008, realizado pelo Instituto Oi Futuro, que, assim como a Rede Jovem, aposta no uso das novas tecnologias para enfraquecer barreiras sociais e potencializar a inclusão social da população de baixa renda.
O apoio do Instituto Oi Futuro foi essencial para a criação do Wikimapa e tem garantido o sucesso da ferramenta e do projeto.
E o quê podemos esperar para o futuro do Wikimapa?
As expectativas do Programa Rede Jovem em relação ao Wikimapa é que cada vez mais pessoas estejam mapeando ativos nos mais diversos cantos do país e que outras comunidades utilizem as ferramentas Wikimapa, tornando a ferramenta uma referência de localização e estimulando a integração entre morro e asfalto.
A Rede Jovem buscará novos apoios para o desenvolvimento do aplicativo móvel em outros sistemas operacionais, além do Symbian, para o qual foi construído e para a extensão do projeto para a inserção de outras comunidades de baixa renda no sistema mobile pelo país.
Obrigado ao pessoal do Wikimapa por conceder essa entrevista. Deixo aqui o convite/dica para você, leitor, participar do Wikimapa. Entre em contato para maiores detalhes sobre como colaborar.
Site: Wikimapa
Blog: Blog Wikimapa
UPDATE:




June 22nd, 2009 at 11:58
Muito obrigada pelo interesse em nosso projeto! Mais ainda por acreditar nele, assim como nós.
Com certeza sua divulgação, assim como outras que já aconteceram anteriormente, vai ajudar e muito na inclusão dos jovens dessas comunidades na “cibersfera”.
Fico na disposição para o que precisar.
Abraço,
June 22nd, 2009 at 12:10
muito obrigado pela atenção de vocês do Wikimapa por ter concedido essa entrevista – e iniciativas como essas devem ser divulgadas aos 4 ventos
Sucesso ahi pra vocês
November 11th, 2009 at 13:43